Quinta-feira, 17 de Março de 2005

Caricato! União Zoófila!





Esta é digna de ser registada, e publicada!! Estou escandalizada!

Conforme muita gente sabe, sou uma apaixonada por gatos. Também, conforme muita gente sabe, um dos meus bichinhos, morreu há pouco tempo. E como "algo" me fazia falta em casa...resolvi adoptar um gatinho!
Hoje, e após alguma pesquisa na internet, decidi ir ao canil de Lisboa, no Monsanto. Recuso-me a comprar animais de "marca", quando há tanto animal abandonado, desesperado para ter um dono que o estime.
Chegada lá, comecei por visitar os bichinhos, na esperança de trazer um comigo. A escolha foi dificil, porque só havia gatos adultos. Como tenho uma gata já adulta também, tenho sempre receio, que depois não consigam conviver em paz.
Nisto, um deles despertou-me a atenção. Um gatarrão, lindo, assustado, siamês (tal como a minha gata),e que me pareceu meigo. Queria este...
Qual não é o meu espanto, quando o empregado, me disse que aquele não podia ser, porque estava sob a tutela do tribunal (??!!)
Não sei o que terá feito o pobre animal..mas deve ter sido grave, porque está em prisão preventiva...
Bom, escolhi outro, que também me pareceu ser ternurento e calmo....esse tambem não pode ser, porque ainda não tinha completado 8 dias de estadia, com pensão completa!...
Desanimada, resolvi tentar na União Zoófila.
Também concluí que, para se adoptar um animal, as coisas decorrem desta forma, para adoptar uma criança...como será?!
Bom, chegada à União Zoófila, em Benfica, nas Furnas,carregada de mantas e rações, lá fui dizendo que queria adoptar um gato! Aliás...dois! Um para mim, e outro para a minha filha, que tem casa nova...
Mandaram-me entrar, e levaram-me ao gatil.
Muitos gatos, todos adultos. Mas eu estava disposta a levar adultos, porque estes, têm muito mais dificuldade em ser adoptados.
Houve um, que me deixou logo embevecida! O Begui!
Um lindo gato jovem, calmo, muito meigo e bastante deslocado! Chegou esta manhã (disseram-me...) o dono emigrou e foi lá deixa-lo...hummm
Peguei-lhe ao colo, fiz-lhe festas...este era um dos que viria comigo!
Depois, num compartimento onde estariam uns 20 gatos, vejo um, que me deslumbrou! Igual ao meu bichinho que morreu! Lindo! Parecia ele!
Tambem o queria! O Begui ficaria na casa da minha filha, e o outro, na minha....
E o caricato, começa aqui...
Uma senhora que anteriormente me fizera um inquérito do tamanho do mundo, que até compreendi, resolveu dizer-me que não poderia levar o que era igual ao meu! Porque, enfim, era um gato já com alguma idade, e que de certo modo, "era da casa"....
Essa tentei compreender. O que não entendi, foi o que se seguiu!
Para levar o Begui, a referida senhora, obrigava-me (literalmente) a comprar uma caixa transportadora, pela módica quantia de 25 euros! Eu até estava disposta a deixar um donativo chorudo, mas isto, não!!!
Ainda estive tentada a comprar a referida caixa, mesmo sem precisar dela, porque levei uma carrinha com bagageira independente, e porque não tinha outra forma de o levar dali.
No entanto, fingi não ter aquela quantia comigo...
Então, resolvi perguntar à senhora, como faria, caso não tivesse dinheiro para comprar a caixa, isto, claro está, já em jeito de desafio.
Ela, para meu espanto, respondeu-me que eu tinha de ter uma caixa daquelas, e ordenou-me (literalmente) que me despachasse a ir ao multibanco, porque fechavam às 17..e eram 16, 30!! Nem quis acreditar! A senhora era uma negociante nata!
Revoltada, e com muita pena, desisti de levar o gatinho Begui comigo!
Agora, ele podia estar aqui no quentinho, na minha casa...mas não está...
Para que conste!

publicado por tia rute às 04:07
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De ferrus a 23 de Março de 2005 às 09:59
è de tal modo nojento esse comportamento que se escrevesse tudo o que pretendo de certeza que era encarcerado pela dureza das palavras!!! não gosto de ti, sabes disso, mas neste caso estou solidário contigo! :-)))


De Carla a 17 de Março de 2005 às 19:35
Ai, amiguita, neste post já dá para comentar, nos outros dá erro porque provavelmente já não existem na área de edição, não sei. Logo à noite vemos isso. Quanto ao que aqui expuseste, há situações muito tristes. No canil entendi, na UZ não. É inadmissível tentarem obrigar a comprar acessórios! Enfim, é por isso que a maioria recorre aos fóruns onde existem as secções de adopções de animais. Em breve vais ter um companheiro para a tua Kika, vais ver! :) Beijo grande :)


De Nuno a 17 de Março de 2005 às 07:24
Inacreditável. Este caso devia ser denunciado. E dizem-se amigos dos animais?
Acho que fizeste bem. Acredito que tenhas ficado duplamente triste, mas não se pode pactuar com comportamentos destes. 1 abraço, pintora


De Ana a 3 de Junho de 2013 às 18:49
De facto é lamentável a forma como a união zoófila actua.
Também eu tenho uma má impressão desta associação, que se preocupa mais com a angariação de fundos do que com o bem estar dos animais.
O animal que não era adoptável estava nesta situação porque sendo apadrinhado e constitui uma fonte de rendimento para a associação.
É lamentavel mas esta associação funciona assim, os gatos apadrinhados não teem o direito a uma casa.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Eu

. Desejo...

. Nas asas do vento

. A moment like this

. Eva

. Como num filme...

. Contagem Crescente II

. Ausência

. Em silêncio

. Um novo ciclo

.arquivos

. Maio 2010

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Fevereiro 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds